agosto 15, 2006

Sensação de vitória no Líbano destruído

Mesmo encontrando cidades e aldeias destruídas, libaneses festejam vitória do Hizbollah

Iniciou-se o retorno dos cerca de 900.000 libaneses forçados a abandonar suas casas no sul do Líbano devido aos ataques do Estado sionista. E embora a população civil libanesa tenha sido a mais prejudicada com o conflito, a sensação no país é a de vitória, com as bandeiras amarelas do movimento de resistência sendo abanadas por aqueles que voltavam a seus lares destruídos. Os prédios, dizem eles, podem ser reconstruídos. O que vale é a primeira vitória árabe contra o Estado sionista.
Pode parecer paradoxal tal situação, mas alguns fatos devem ser considerados: o Hizbollah, mesmo tendo grande parte de suas instalações físicas e arsenal destruídos, continuou até o último dia dos conflitos demontrando capacidade de reagir à agressão sionista - tanto disparando centenas de foguetes contra as cidades ao norte do Estado sionista, como resistindo bravamente às incursões terrestres de um dos exércitos mais bem equipados do mundo. Ao final do conflito, a guerrilha libanesa havia matado 118 militares sionistas, além de ter destruído um helicóptero e diversos tanques Merkava, antes dados como indestrutíveis.
De sua parte, o Estado sionista iniciou esta guerra visando resgatar os soldados seqüestrados pelo Hizbollah em 12 de junho, e "destruir" este movimento guerrilheiro - objetivos que não foram alcançados, pois a Resolução aprovada na ONU não obriga a imediata devolução dos soldados e desarmamento do Hizbollah, sugerindo apenas a necessidade de se alcançar tais objetivos. Um forte sinal da sensação de derrota sionista vem dos bastidores da política naquele país, onde o primeiro-ministro Ehud Olmert admite "deficiências" na condução do conflito e vem enfrentando forte oposição por ter demorado demais a iniciar a ofensiva terrestre.


SAIBA MAIS
do MIDDLE EAST ONLINE
Hezbollah claims 'divine' victory after ceasefire
Israeli leaders face political fire
Who Won the War in Lebanon?, análise de Patrick Seale
Is Israel Good for the Jews?, análise de Norman Birnbaum
After Lebanon, análise de Tom Porteous
do L'ORIENT LE JOUR
Devant les immeubles entièrement rasés de la banlieue sud, une population au moral d’acier
Les Sudistes retrouvent leur terre dans la joie et la souffrance

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home